top of page

Notícias

Cientistas portugueses obrigam células cancerosas a suicidarem-se
TERESA FIRMINO 27/11/2012 - 07:44
O controlo de uma única reacção química numa proteína teve como consequência a morte de células que, por definição, são imortais. Patente para esta inovação foi pedida para a Europa.



É um filme que se desenrola durante um dia inteiro, com um fim aparentemente trágico: o suicídio de uma célula. Só não é classificado como drama porque a morte desta célula é uma coisa boa, pelo menos para nós, ou não fosse ela cancerosa. Um feito da equipa coordenada por Helder Maiato, do Instituto de Biologia Molecular e Celular (IBMC) da Universidade do Porto. (...)

Alzheimer: Activação de astrócitos tem um papel nocivo

Estudo de células neurais críticas pode abrir portas a novas terapias

2012-12-14

Estudo recai sobre activação dos astrócitos

 

Uma equipa de investigação da Universidade de Kentucky, nos EUA, conseguiu inibir os biomarcadores da doença de Alzheimer, num modelo animal, bloqueando células neurais críticas – os astrócitos. Este tipo de células são as mais abundantes no cérebro e desempenham um papel importante na manutenção do tecido nervoso saudável.

O estudo publicado no «Journal of Neuroscience» fornece evidências directas que os astrócitos podem desempenhar um papel nocivo neste tipo de condição,
(..)

Instituto Gulbenkian de Ciência encontra novas causas para origem do cancro

União inapropriada de pontas de DNA pode criar instabilidade cromossómica que origina a doença

2012-12-14
Por Sara Pelicano
 
Uma equipa de investigadores do Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC) concluiu que o complexo proteico chamado MRN une o DNA nas pontas dos cromossomas, uma união que pode ser prejudicial e potenciar a incidência de cancro.

O investigador Miguel Godinho Ferreira disse ao Ciência Hoje que “na Comunidade Europeia 90 por cento dos cancros aparecem em pessoas acima dos 50 anos”
(...)

Decifrado mecanismo utilizado pelo HIV para entrar no sistema imunitário

Estudo pode dar origem a um novo fármaco, a desenvolver nos próximos dez anos

2012-12-21
 

A equipa de cientistas do Instituto de Investigação da Sida IrsiCaixa, de Barcelona (juntamente com investigadores das universidades de Heildelberg e Lausanne), conseguiu decifrar o mecanismo que o vírus da imunodeficiência humana (HIV) utiliza para penetrar no sistema imunitário. Neste estudo pioneiro, publicado agora na «PLoS Biology», também foi possível bloquear a entrada e evitar a propagação do vírus. (...)

NASA afirma que o planeta Marte já foi propício à vida

 

A amostra de solo marciano, recolhida pelo Curiosity no passado mês de Fevereiro, contém enxofre, azoto, hidrogénio, oxigénio, fósforo e carbono – alguns dos ingredientes indispensáveis à vida –, anunciou a agência espacial norte-americana NASA em comunicado.(...)

bottom of page